O que muito demora, acaba por sair limpo: Desinfeção de água de refrigeração
Aplicam-se valores limite legais rigorosos para a descarga de água. Uma fábrica de alumínio em Voerde somente com tecnologia da ProMinent pôde cumprir estas especificações para a sua água de refrigeração – anteriormente, outros procedimentos não tinham sido bem sucedidos.
Em primeiro, em segundo, em - dióxido de cloro!
A Trimet Aluminium SE fabrica alumínio bruto em Voerde na Renânia do Norte-Vestfália, que é processado em vazamento por gravidade para lingotes de laminagem e extrusão de qualidade particularmente elevada.Os lingotes preservam as suas excelentes propriedades do material através da rápida dissipação de calor durante o processamento. Para isso, um total 1600 m³ de água de refrigeração ficam em recirculação em três circuitos de refrigeração de hora em hora. Em 2005 o legislador intensificou os valores limite para a descarga de água pelo que a Trimet teve que mudar a desinfeção de água de refrigeração. Contudo, nem pastilhas de cloro nem uma combinação de hipoclorito de sódio e ácidos hipobromosos foram bem-sucedidas: Os valores limite para halogénios adsorvíveis ligados organicamente (AOX) foram continuamente excedidos. Por fim, realizaram-se tentativas com dióxido de cloro (ClO2) e testou-se uma unidade de dióxido de cloro da ProMinent, primeiro num dos circuitos de refrigeração.
Dados base
- Desinfeção de 1600 m³/h de água de refrigeração para a produção de alumínio
- Valores limite legais reforçados requerem novos procedimentos de desinfeção
- Resultados superiores de teste com dióxido de cloro, consequentemente instalação da unidade de dióxido de cloro Bello Zon® CDKc
- Produção e alimentação de 1500 g de ClO2/h
- Resultados laboratoriais irrepreensíveis e custos com produtos químicos reduzidos a metade
Compensa em todo os sentidos
Os resultados foram excecionais: Os valores limite foram respeitados com fiabilidade e ao mesmo tempo diminuíram significativamente os custos para a desinfeção da água. Um outro ponto positivo: O ClO2 não afeta a elevada qualidade do alumínio. Deste modo, a escolha pelo dióxido de cloro foi descartada e a Trimet instalou a unidade de dióxido de cloro Bello Zon® CDKc . Esta produz de hora em hora 1500 g de ClO2 e encontra-se num contentor em separado. O ClO2 é abastecido a partir daqui para sete pontos de dosagem nos circuitos de refrigeração. Um laboratório independente analisa a água mensalmente quanto a AOX, legionela e componentes orgânicos e confirma a qualidade irrepreensível da água. E os custos? O hipoclorito de sódio e ácido hipobromoso bateram os registos dos custos de materiais por ano com aprox. 90000 €, é apenas produzido cerca de metade do dióxido de cloro. A unidade da ProMinent vale a pena em todos os sentidos.
Respeitar os valores limite e poupar custos
- Cumprimento fiável dos valores limite legais para AOX, legionela e componentes orgânicos
- Garantia dos elevados requisitos de qualidade para o alumínio
- Diminuição para metade dos custos com produtos químicos
- Preparação segura do desinfetante graças à construção ponderada da unidade
- Documentação dos parâmetros de funcionamento na unidade de dióxido de cloro
Contacte-nos
ProMinent Iberia S.A
»Eu e a minha equipa estamos sempre à sua disposição. Envie-nos a sua questão.«
Enviar pergunta
Fechar o formulário