Tratamento de água de nascente para a produção de etanol
A futura maior unidade de produção de etanol da Europa precisa de diferentes qualidades de água para vários processos. Um sistema de tratamento pronto a ser utilizado com sistemas de osmose inversa e unidades de amaciamento da ProMinent superou este desafio.
Transformar milho em etanol
Em Dunaföldvár, a sul da capital Budapeste da Hungria, a empresa Pannonia Ethanol Zrt.
processa atualmente cerca de 650000 toneladas de milho por ano para a produção de até 280 milhões de litros de etanol. Após a fase de expansão em 2015 a unidade de produção tornou-se o maior produtor europeu de etanol com um volume de produção até 450 milhões de litros de etanol.
Para a produção já existente devem ser tratados diariamente 3000 metros cúbicos de água de nascente para usar em diferentes processos: Cerca de 60% são usados para processos de refrigeração, outros 20% para o próprio processo de produção e 13% são necessários para a produção de vapor. Por esta razão, durante a fase de nova construção em 2010 Pannonia Ethanol planeou um sistema de tratamento de água pronto a usar para poder gerar precisamente estas diferentes qualidades de água.
Dados base:
- Abastecimento com 60 m3/h de água bruta de quatro nascentes (até 2014)
- Capacidade do sistema de tratamento de água: 3000 m3 por dia (120 m3/h)
- Utilização da água tratada para processos de refrigeração, para o processo de produção e a produção de vapor
- Uso de quatro filtros para a remoção de ferro e remoção de manganês, dois sistemas de osmose inversa Dulcosmose® para a dessalinização e uma unidade de amaciamento DMEa Triplex para a redução dos graus de dureza da água de nascente
Tratamento de águas no seu melhor
Devido à vasta oferta e à convincente solução pronta a usar que também inclui a instalação e colocação em funcionamento, assim como a manutenção e o serviço pós-venda, foi selecionada a ProMinent da Hungria para a realização do projeto, após um processo de seleção de várias fases.
O volume de fornecimento para o pré-tratamento de água é composto pelos seguintes componentes principais: Quatro sistemas de dosagem completos com bombas doseadoras magnéticas gamma/ L para o manuseio de produtos químicos para a desinfeção e pré-oxidação; quatro filtros para a remoção de ferro e remoção de manganês; um tanque para água de processo; dois sistemas de osmose inversa Dulcosmose® para a dessalinização; uma unidade de amaciamento DMEa Triplex. O tratamento químico final para a produção de água de compensação para o gerador de vapor, assim como de água para o circuito de refrigeração é realizado com oito sistemas de dosagem, que estão equipados com bombas gamma/ L e são combinados com estações de medição.
Abastecimento de água 24 horas por dia
O desenvolvimento do projeto desde a apresentação até à colocação em funcionamento demorou cerca de dois meses. Desde 2011 que o sistema de tratamento de água instalado pronto a usar na Pannonia Ethanol gera de forma fiável e segura a água necessária para os diferentes processos com uma qualidade constantemente elevada. O controlo e monitorização de todo o sistema é completamente automático e facilita consideravelmente a operação da produção de etanol. Com base no contrato de manutenção a ProMinent da Hungria garante, além disso, uma disponibilidade contínua e um correto funcionamento do sistema, 24 horas por dia.
Após a execução bem-sucedida do projeto na fase de nova construção, em 2014 a ProMinent foi também encarregue do tratamento de água para a fase de expansão para usar duas nascentes adicionais. Incluíram-se aqui outros quatro filtros e um sistema de osmose inversa, assim como equipamento para aumentar a capacidade de amaciamento até 25 m3/h e a capacidade total para o tratamento de água de 4500 m3 por dia.
Produtos utilizados - Tratamento de água de nascente para a produção de etanol
Contacte-nos
ProMinent Iberia S.A
»Eu e a minha equipa estamos sempre à sua disposição. Envie-nos a sua questão.«
Enviar pergunta
Fechar o formulário