Reciclagem de água astuta com dióxido de cloro
Na fábrica de lacticínios Crailsheim-Dinkelsbühl o vapor de água é desinfetado com dióxido de cloro e depois é reutilizado no processo de produção. Resultado satisfatório: uma clara redução do consumo de água e dos custos operacionais.
Redução das despesas
A fábrica de lacticínios Crailsheim-Dinkelsbühl eG processa cerca de 130.000 toneladas de leite por ano, principalmente para a produção de queijos deliciosos, com os seus 160 colaboradores. Contudo, o elevado consumo de água fresca para diferentes aplicações, como, por exemplo, a lavagem das centrífugas, era sempre um desagradável fator de custo. Além disso, o consumo mensal de ácido paracético como desinfetante foi de aprox. 800 litros. Com a reutilização do vapor de água gerado no processo de produção, os custos com água fresca e águas residuais e os custos com produtos químicos para desinfeção devem diminuir.
Dados base
- Processamento anual de 130.000 litros de leite para fabrico de queijo
- Produção diária de 200.000 litros de vapores quentes e frios
- Reutilização do vapor de água com desinfeção através do sistema de dióxido de cloro
Dióxido de cloro puro
É utilizado um sistema de dióxido de cloro BelloZon® CDLb da ProMinent para a desinfeção do vapor de água
. O dióxido de cloro é um desinfetante extremamente eficaz que também promove a degradação dos biofilmes nos sistemas de tubagens. O sistema de dióxido de cloro gera uma solução base de até 1000 ppm, que é armazenada temporariamente no reservatório do módulo modelo, a partir dos produtos químicos diluídos, ácido clorídrico e clorite de sódio.
A solução base preparada é constantemente bombeada para os módulos de dosagem individuais através de uma bomba de membrana de ar comprimido.
Em média formam-se cerca de 200.000 litros de vapores quentes e frios por dia na fábrica de lacticínios, estes podem ser conduzidos separadamente do seu tanque de armazenamento para o sistema de dosagem BelloZon® CDLb com as bombas de transporte e carregados com dióxido de cloro. Os vapores em perfeitas condições microbiológicas tratados desta forma são armazenados temporariamente em tanques e, em seguida, podem ser reutilizados, por exemplo, para as máquinas de lavar bolor e para enxaguar durante a limpeza de tubos e tanques.
Consumo de água reduzido
Em comparação com o consumo anterior de ácido clorídrico, a necessidade de produtos químicos do BelloZon® CDLb é de cerca de 250 litros por produto químicos. Através de um cálculo com os preços comuns de ácido clorídrico e ácido/lixívia para o sistema de dióxido de cloro verificou-se uma redução de custos de até 40%. O mesmo aconteceu com o consumo de água fresca que também diminuiu até 40% com a reutilização total do vapor de água. O investimento da fábrica de lacticínios Crailsheim-Dinkelsbühl num sistema de desinfeção moderno já valeu a pena: Dinheiro vivo em vez de só queijo!
- Desinfeção fiável de vapor de água com sistema de dióxido de cloro
- Reutilização eficaz de vapores de água tratados para outras tarefas
- Redução de 40% dos custos para produtos químicos
- Redução de 40% do consumo de água fresca
Produtos utilizados - Reciclagem de água astuta com dióxido de cloro
Contacte-nos
ProMinent Iberia S.A
»Eu e a minha equipa estamos sempre à sua disposição. Envie-nos a sua questão.«
Enviar pergunta
Fechar o formulário