Verde + Violeta = Branco? Apenas se a dosagem estiver correta!
Para compensar a tonalidade natural de amarelo do papel são adicionados corantes à pasta de papel bruto que acentuam a percentagem de azul. Somente assim o papel fica com um branco brilhante. Naturalmente apenas se a dosagem estiver correta com precisão.
Tonalidade de branco sob condições difíceis
A empresa finlandesa UPM, na bávara Plattling, pode produzir anualmente 790000 toneladas de papel para revistas nos três equipamentos imponentes: As máquinas de papel têm até 150 m de comprimento, têm a altura de um prédio de três andares e o papel passa depressa pelos rolos com até 10,5 m de largura. A suspensão líquida de papel bruto é, em seguida, modelada, depois pressionada e seca. Por fim, as bobinas de papel prontas são enroladas. Somente nesta etapa é possível visualizar se os corantes verdes e violetas adicionados no início foram doseados corretamente. Este é o primeiro desafio para a obtenção da tonalidade correta de branco. O segundo: Os corantes estão tão altamente concentrados que devem ser adicionados apenas 100–300 ml por hora, mas se possível de forma contínua. Desafio número três: Os recipientes dos corantes estão a uma distância de 5 m das bombas, o ponto de dosagem a cerca de 20 m.
Dados base
- Produtor de papel UPM em Plattling, Baviera
- Dosagem de corantes na pasta de papel bruto
- Adição preferencialmente contínua de 100–300 ml por hora
- Bomba doseadora de membrana magnética gamma/ L 1601 PVT2
- Medidor de débito DulcoFlow® DFMa
Dosagem mais apurada com monitorização integrada
Não só a UPM, mas também o fabricante austríaco de sistemas contratado são clientes convictos da ProMinent já há muito tempo – devido aos produtos de alta qualidade e ao excelente apoio no local. Mais uma vez, a ProMinent tinha produtos na gama que correspondiam perfeitamente aos desafios. Assim, em 2013 foram instalados dois sistemas de dosagem, cada com 4 bombas doseadoras de membrana magnética gamma/ L e 4 medidores de débito DulcoFlow® DFMa. Para uma adição uniforme de corante a gamma/ L doseia as quantidades reduzidas de corante em muitos cursos de dosagem pequenos. A sua maior vantagem é a ligação aos aparelhos DulcoFlow® que medem o volume doseado diretamente através da bomba e comunicam ao posto de controlo central para a monitorização do processo. Ambos os sistemas de dosagem têm redundância incorporada de modo que são sempre usados apenas 2 bombas e medidores de débito ao mesmo tempo, sendo que os outros podem intervir de imediato em caso de falha.
A escolha segura com qualidade ideal
- Dosagem homogénea e fiável
- Segurança do processo: medição contínua permite a correção atempada
- Sem paragem do sistema devido aos sistemas de dosagem com redundância incorporada
- Qualidade do papel melhor e consistente
- Desperdício mínimo poupa custos e aumenta a satisfação do cliente
Produtos utilizados - Verde + Violeta = Branco? Apenas se a dosagem estiver correta!
Contacte-nos
ProMinent Iberia S.A
»Eu e a minha equipa estamos sempre à sua disposição. Envie-nos a sua questão.«
Enviar pergunta
Fechar o formulário